Comemorações do 10 de Junho em Olivença

10-06-2021
Comemorações do 10 de Junho em Olivença

Comemorações do 10 de Junho em Olivença

As comemorações do 10 de junho, Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas, decorreram, esta quinta-feira, em Olivença, na Casa da Cultura.

Nestas comemorações, marcou presença o poeta e político português Manuel Alegre. No seu discurso, relembrou que “muitos povos têm como dia nacional datas de batalhas, de conquistas ou da sua própria fundação, Portugal fez da morte de um poeta o seu Dia Nacional, está certo que assim seja, a Camões se deve a glória suprema de ter feito da língua portuguesa não só a pátria cultural dos portugueses da grande comunidade lusófona”.

Para Manuel Alegre "Camões deu origem a esta grande comunidade de afetos a esta língua, que anda por cinco continentes de diferentes identidades e culturas". Dirigindo-se ao alcaide de Olivença, afirma ainda que “cada língua é um lado de liberdade que permite a sobrevivência do homem, vivemos um período de desconstrução de memória e da própria história, desconstrução de valores e da própria democracia, é necessário rigor na apreciação do passado, sem ele dificilmente seremos capazes de construir um futuro”.

“Não podemos ter vergonha da história que fizemos, não podemos ter vergonha da palavra descoberta e muito menos dos grandes navegadores”, Manuel Alegre adianta ainda que num tempo de crise de valores, “oliventinos e portugueses devem desenvolver estes laços que vêm do fundo da história, desenvolvê-los sem preconceitos, para o o desenvolvimento recíprocos, laços que vêm de trás, mas juntos temos que saber projetar no futuro”.

A comemoração contou ainda com diversas iniciativas culturais, como palestras “O Humanismo de Cabral’, do escritor João Morgado; e “Frei Henrique e Olivença – Além-Mar”, de Eduardo Naharro-Macías Machado.

Foi ainda exibido o vídeo dos alunos das Escolas Paroquiais do Sagrado Corazón de Jesús, da Escola Francisco Ortiz López, do Instituto Puente Ajuda e da Escola Rural La Raya, com o título “Viver a Lusofonia na Escola”.

Fonte: Rádio ELVAS

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.